Vamos ver dois casos: no primeiro estamos a metade da auditoria, pelo que seja tem tido mudanças nos saldos iniciais que importamos na norma de contabilidade Direito comercial, e agora queremos actualizar esses saldos e também os dados para cálculos da materialidade.
Executamos o assistente de importação e em sua primeira etapa indicamos número do consultor e número do cliente e ano de exercício.
Vamos mudar os dados na norma de contabilidade “Direito comercial” e assim mesmo queremos que se mudem na norma de contabilidade “Materialidade”.
Ou bem, no caso de saldos Finais:
Como têm mudado os saldos e não podemos manter os assentos que tivéssemos feito no trabalho até agora, selecionamos a opção 4.
Se interessasse-nos manter os assentos realizados para contrastá-los com os novos saldos e depois decidir que fazer (manter algum, apagar outros) usaríamos a opção 2.
Se tratasse-se de um cliente ao que lhe fizemos importações por período (mês, trimestre) e agora queremos mudar os dados de um período concreto, sempre usaremos a opção 5.
Depois procederemos com as seguintes etapas do assistente de importação:
Passo 2:
Na etapa proxima seleciona-se que só importaremos dados finais: Etapa 3 do assistente de importação: Alcance dos dados ao importar
Passo 3:
Se realiza a depuração a nível de filas: Etapa 5 do assistente de importação: Depuração do arquivo a nível de filas
Passo 4:
E depuração a nível de colunas correspondente: Etapa 6 do assistente de importação: Depuração do arquivo a nível de colunas
Passo 5:
Pulsamos [Terminar] para seguir e valida-se a correção dos dados (que não tenha duplicados, que tenha cuadre, que não se sobreponham os códigos de conta, etc…).
Neste ponto os dados já se guardaram no banco de dados e passaríamos à atribuição do esquema estrutural e o tratamento posterior: Seleção de um esquema estrutural aos dados contábeis.