Em uma primeira importação por períodos (mês, trimestre, …) sempre devemos pôr dados na coluna do período MM1 (ainda que sejam zeros) para que o programa reserve o espaço necessário para tratar posteriormente o resto de meses, trimestres, etc…
Uma vez identificadas as colunas, o resto do processo será análogo ao general que já conhecemos.
Neste ponto os dados já se guardaram no banco de dados e passaríamos à atribuição do esquema estrutural e o tratamento posterior.
Para importar períodos adicionais, se supõe também que já importou o primeiro mês. Precisa sempre importar o 1º mês de janeiro (mesmo que não tenha esse saldo, sugerimos que importe junto com a importação do saldos de abertura uma coluna adicional com saldo zero e que seleccione essa coluna com zeros o movimento do primeiro mês de janeiro).
Mesmo que vai efetuar uma importação por trimestre ou semestre, deve importar primeiro, o saldo de abertura, movimentos do 1º mês (com saldos ou colunas com zeros), e então a segunda importação (sejam esses os saldos dos movimentos mensais, trimestrais, ou semestrais).
Quando for importar o segundo período, aparecerá uma janela avisando que já tem balancete para o mesmo exercício (ano).
Você deve então selecionar a última opção para atualizar os períodos selecionados. O sistema vai atualizar, adicionar, as colunas de saldos e associar ao período que indicar (movimento mensal do mes 2, ou movimento mensal mês 4, etc.).
Numero de conta. - Designação. - Saldo do período que vamos importar (em exemplo MM02, fevereiro).
Recordemos que o saldo acumulado calcula o programa, portanto, depois de importar os saldos do mês de maio em uma importação mensal, período MM05, o saldo de uma conta se calcularia deste modo:
Saldo atual = Saldo abertura + MM01 + MM02 + MM03 + MM04 + MM05
Do qual se segue, que se importamos saldos acumulados até o período, o saldo de auditoria se irá duplicando, triplicando, etc.
Exemplo de importação trimestral:
Se tratamos dados por trimestres, seria lógico e preferível, se não temos os dados parciais da cada mês senão que importamos o saldo parcial acumulado do trimestre (abril maio junho) pôr o dado importado no primeiro mês do trimestre (assim o saldo do primeiro trimestre em MM01, o do segundo em MM04, o do terceiro em MM07 e o quarto trimestre em MM10).
O resto do processo seguirá os passos da importação geral.
Neste ponto os dados já se guardaram no banco de dados e passaríamos à atribuição do esquema estrutural e o tratamento posterior.