Importar balancete por períodos

Importar balancete por períodos

Quando trabalhamos por períodos, por exemplo por meses, TODAS as normas de contabilidade devem ser tratadas baixo a mesma consideração. 

Isto significa que não podemos importar na norma de contabilidade “Provisório” saldos finais a uma data determinada e na norma de contabilidade “Direito comercial” sucessivamente saldos parciais mês a mês, e na norma de contabilidade “Auditoria principal” o saldo final do exercício. 

Aplicaremos um “truque” para fazê-lo: se na norma de contabilidade “Provisório” queremos pôr os saldos finais do exercício anterior, por exemplo, para usá-los com critérios de materialidade, podemos usar o “Período 1”. 

Na norma de contabilidade “Direito comercial” iremos importando sucessivamente os saldos parciais da cada mês à medida que vamos dispondo deles nos correspondentes períodos, 1, 2, 3, … até 12. 

Por último, na norma de contabilidade “Auditoria principal” podemos importar os saldos acumulados a fim de exercício no “Período 12”. 
Vamos considerar uma importação de dados por meses onde o cliente já nos deu os dados de saldo de abertura e saldos parciais do mês de janeiro. 

Seguiremos os passos do processo geral já conhecido, selecionando no primeiro passo a base contábil “Direito comercial”. 

Quando cheguemos à Etapa 6 do assistente de importação: Depuração do arquivo a nível de colunas selecionaremos as colunas do seguinte modo: 



Em uma primeira importação por períodos (mês, trimestre, …) sempre devemos pôr dados na coluna do período MM1 (ainda que sejam zeros) para que o programa reserve o espaço necessário para tratar posteriormente o resto de meses, trimestres, etc… 

Uma vez identificadas as colunas, o resto do processo será análogo ao general que já conhecemos. 

Neste ponto os dados já se guardaram no banco de dados e passaríamos à atribuição do esquema estrutural e o tratamento posterior. 

Períodos adicionais



Para importar períodos adicionais, se supõe também que já importou o primeiro mês. Precisa sempre importar o 1º mês de janeiro (mesmo que não tenha esse saldo, sugerimos que importe junto com a importação do saldos de abertura uma coluna adicional com saldo zero e que seleccione essa coluna com zeros o movimento do primeiro mês de janeiro). 

Mesmo que vai efetuar uma importação por trimestre ou semestre, deve importar primeiro, o saldo de abertura, movimentos do 1º mês (com saldos ou colunas com zeros), e então a segunda importação (sejam esses os saldos dos movimentos mensais, trimestrais, ou semestrais). 

Quando for importar o segundo período, aparecerá uma janela avisando que já tem balancete para o mesmo exercício (ano). 



Você deve então selecionar a última opção para atualizar os períodos selecionados. O sistema vai atualizar, adicionar, as colunas de saldos e associar ao período que indicar (movimento mensal do mes 2, ou movimento mensal mês 4, etc.). 

      

Numero de conta. - Designação. - Saldo do período que vamos importar (em exemplo MM02, fevereiro). 

Recordemos que o saldo acumulado calcula o programa, portanto, depois de importar os saldos do mês de maio em uma importação mensal, período MM05, o saldo de uma conta se calcularia deste modo: 
Saldo atual = Saldo abertura + MM01 + MM02 + MM03 + MM04 + MM05
Do qual se segue, que se importamos saldos acumulados até o período, o saldo de auditoria se irá duplicando, triplicando, etc. 

Exemplo de importação trimestral:

Se tratamos dados por trimestres, seria lógico e preferível, se não temos os dados parciais da cada mês senão que importamos o saldo parcial acumulado do trimestre (abril maio junho) pôr o dado importado no primeiro mês do trimestre (assim o saldo do primeiro trimestre em MM01, o do segundo em MM04, o do terceiro em MM07 e o quarto trimestre em MM10). 

O resto do processo seguirá os passos da importação geral. 

Neste ponto os dados já se guardaram no banco de dados e passaríamos à atribuição do esquema estrutural e o tratamento posterior. 




    • Related Articles

    • Importar balancete do diário contábil

      Este artigo se aplica aos casos em que, os dados do diário contábil da empresa auditada, estão disponíveis. Da importação do diário contábil no módulo DATEV Diário, e o uso de uma de suas funções, um arquivo de conta deve ser preparado para a ...
    • Importar balancete na fase final

      Instruções: Executar o assistente de importação de dados contábeis usando a seguinte opção: PASSO 1: Criar (ou selecionar) o cliente e o exercício fiscal: A base contábil da materialidade, não deve ser modificada, portanto, é sugerido deixar a ...
    • Importar balancete na fase preliminar ou interina

      CASOS PRÁTICOS: Cenários mais comuns encontrados entre os usuários da DATEV Audit em todo o mundo.  Importação em fase preliminar ou interina. Importação na fase final. Importação em fase execução ou final com mudança de Materialidade. Importação por ...
    • Importar balancete em fase execução ou final com mudança da Materialidade

      Vamos ver dois casos: no primeiro estamos a metade da auditoria, pelo que seja tem tido mudanças nos saldos iniciais que importamos na norma de contabilidade Direito comercial, e agora queremos actualizar esses saldos e também os dados para cálculos ...
    • Limitar o período para apresentar um balancete intermediário

      Quando as informações contábeis foram capturadas por períodos, usando a opção Valor MM: É possível, pelas propriedades do documento, limitar as informações a um determinado corte, de acordo com as necessidades do auditor. Artigo relacionado: Importar ...