O modelo DATEV Diário permite ao usuário consultar uma população de lançamentos ou contas segundo uma serie de filtros. Permite também transferir estas populações para o modelo DATEV Amostragem para efetuar os testes. Além disso, serve de “ponte” entre o modelo de DATEV Amostragem e o DATEV Audit.
NOTA: O arquivo do diário do cliente deve obedecer às seguintes características:
- Coluna do numero de conta sem pontuação;
- Os valores negativos sem parênteses. Substituir os valores entre parênteses com o sinal negativo;
- Colunas obrigatórias: Numero de Conta / Código do lançamento / Data do Lançamento / Valores de Debito ou Credito / Designação da Conta
Após conferir que o arquivo do Diário do cliente complementa as condições acima, passamos à Importação do Diário.
Encontra o modelo DATEV Diário desde o DATEV em “Ferramentas do Auditor”, como na imagem abaixo. NOTA: Deve estar no separador de “Documento”.
Passo 1: Importar Diário
Clicar no Logo DATEV no canto superior esquerdo, e selecionar “Importar Diário”. Na Janela habilitada selecionar o arquivo do cliente na seta abaixo mencionada. Os lançamentos apareceram no campo em branco mais abaixo. Clique seguinte para prosseguir.
Passo 2: Limpar o Arquivo Diário do cliente
Desmarcar as linhas irrelevantes. Usar as funções de filtros caso haja várias linhas.
Passo 3: Selecionar as colunas a importar
O sistema demanda algumas colunas obrigatórias. Para selecionar as colunas clicar no botão direito sobre a coluna e identificar o tipo de coluna.
NOTA: Caso queira importar o Razão do cliente, terá que criar uma coluna adicional com um número de lançamento para importar no sistema. Além da coluna adicional o Razão deve estar em formato idêntico ao do Diário, ou seja, uma linha por lançamento, incluído todos os dados na mesma linha.
Assim que concluir as colunas obrigatórias o botão “Seguinte” ficará habilitado.
Caso haja algumas colunas mal selecionada deverá selecionar a coluna e clicar “não importar coluna” para habilitar novamente algumas opções.
NOTA: As colunas de valores deverão ser selecionadas como “Valor Debito” e “Valor Crédito” e não como “Conta Débito” ou “Conta Crédito”. As opções de “Conta Débito” são para identificar o numero da conta a qual o lançamento pertence. Estas devem coincidir com as contas do Balancete.
Passo 4: Concluir
Para concluir deve informar se este arquivo irá substituir um Diário já existente (caso exista), ou adicionar ao existente. Deve também informar se os valores de crédito e débito não estão iguais.
Pode importar apenas partes do Diário. Marcar as opções abaixo mencionadas de acordo com a situação.
Passo 5: Validar o numero de lançamento de abertura
Para finalizar deve informar qual o lançamento que corresponde ao lançamento com valores de abertura. Caso não haja, clicar “ok” sem inserir o número da linha o qual terminam os valores de abertura.