Introduzir ajustes e reclassificações

Introduzir ajustes e reclassificações

Para introduzir lançamentos de ajustes ou reclassificações , o usuário deve ingressar ao separador chamada “lançamentos”

Dentro deste separador existem várias opções que se detalham mais adiante. Como primeiro passo, pode ser selecionado se deseja inserir um lançamento simples ou um lançamento múltiplo clicando no botão da direita da tela.

Uma vez selecionado o tipo de lançamento que se deseja criar podem ser selecionado as contas envolvidas e introduzir os saldos.


Em caso de introduzir um número de conta que não existe no banco de dados (isto é, que o Datev Audit nunca tem recebido tal conta em um balancete importado), o usuário receberá como resposta uma mensagem no que lhe pede que indique a denominação para essa conta que estará a ponto de ser criada.

Existem outros campos a completar e que se detalham a seguir:
  1. Data: para ingressar dia e mês do assento
  2. Moeda: por padrão aparecerá a moeda selecionada ao importar o exercício mas poderá ser ingressado o lançamnento em qualquer outra moeda em caso de ser necessário.
  3. Referência: pode ser escolhido uma referência do índice pre-estabelecido.
  4. Papel de trabalho: pode ser referido, em caso que se deseje, a um papel de trabalho (se recomenda que dito papel de trabalho este previamente guardado no expediente do cliente)
  5. Descrição do lançamento: para maior referência pode ser ingressado uma nota referente ao assento que se está criando.
  6. Tipo de lançamento:
    1. lançamento é reclassificação: No separador de Risco/materialidade, sub-separador Riscos do encarrego, existe a seguinte opção “Considera as reclassificações ao comparar os erros com a materialidade”. Ao desmarcá-la, conseguimos que não se acrescentem as reclassificações como ajustes na somatório do separador Campo de Auditoria. Se não se marca como reclassificações, o toma como ajuste.
    2. lançamento não registrado: Os lançamentos não registrados o potenciais não se acrescentam na informação financeira nem contam como erro no separador de campo de auditoria. Propomos o seguinte protocolo: marcar potencial recorrente até revisão por superior. Desmarcar potencial quando está revisado. Desmarcar recorrente quando e aceitado pelo cliente e marcar - cliente tem corrigido o erro.
    3. lançamento corrige o valor introduzido: Para realizar contabilizações em negativo. O erro se terá em conta em positivo no separador campo de auditoria.
    4. processamento posterior: De utilidade para lançamentos adicionais do cliente, por exemplo, para evitar uma nova importação de dados. Se acrescentarão à informação financeira, mas não contarão como erro no separador de Riscos do campo de auditoria.
    5. lançamento periódico: lançamento recuperável de um exercício a outro, de utilidade para as contabilizações não aceites pelo cliente. Se acrescentarão à informação financeira e contarão como erro no separador de Área de Auditoria.
    6. lançamento externo: Acrescenta-se à informação financeira e também conta como erro no separador de Riscos do campo de auditoria. De utilidade por exemplo em caso de Erros Projetados.
    7. O registro influência o erro já efetuado: Na descrição do assento a) temos recomendado desmarcar a opção de incluir as reclassificação no erro detectado. Ao marcar esta opção g), inclusive uma reclassificação ou um ajuste, sem afetar o DRE computará como erro detectado. De utilidade, por exemplo, se deseja-se que os erros detectados em rendimentos e despesas imputadas diretamente ao patrimônio neto, computem a efeitos da importância relativa para ajustes que afetam ao resultado.
    8. O cliente corrigiu o erro: Sua funcionalidade é equivalente ao d) lançamento Adicional, isto é, se acrescentarão à informação financeira, mas não contarão como erro no separador campo de auditoria. Neste caso se tratará de lançamentos que se incorporam em consequência de um erro detectado no trabalho de auditoria. No ponto b) temos recomendado já o protocolo a seguir e após que um lançamento seja aceitado pelo cliente.
É importante verificar antes de guardar o lançamento que a norma de contabilidade afetada seja a desejada.


    • Related Articles

    • Organizar e criar pastas de expedientes vazios

      No caso de compromissos que foram abertos usando um sistema de referência errado, você pode excluí-lo e gerar novamente pastas do sistema correto. DATEV Audit vai procurar dentro do banco de dados e mostrará os expedientes vazios encontrados: É ...
    • O que é um service release?

      Os service releases são atualizações de manutenção gratuitas instaladas com base na instalação principal de um software pré-existente, incluindo as atualizações mais recentes com melhorias e correções. Esses instaladores podem ser baixados e serão ...
    • Numeração e hierarquia da questão de auditoria

      Campo de numeração: Para determinar a hierarquia Nova numeração a partir deste ponto: Para tirar a numeração automática e mudar o número manualmente Novo formato a partir deste ponto: Para mudar o formato da numeração 
    • Gerenciador de pastas e arquivos / referências

      É a interface na qual o usuário encontrará cada sistema de referência configurado no computador. Um deles será sempre definido como padrão. Pode ser identificado por uma letra azul "S". Isso significa que, para qualquer auditoria gerada no DATEV ...
    • Exercício e período contábil ou de Contabilização

      Identificamos o exercício como uma cifra de 4 dígitos que corresponde no ano com o que identificamos o encarrego de auditoria.  Identificamos o período contábil como o intervalo de datas que abarca a informação contábil que tratamos no âmbito de ...