Processo de captura de dados

Processo de captura de dados

A importação de dados em DATEV Audit consiste em incorporar a base de dados os saldos das contas que serão auditadas. Estes saldos podem ser totais de um período concreta (interinos, preliminares, finais) ou parcial (mês, trimestre, semestre), incluindo o apresentando por separado o saldo de apertura anual. 

O arquivo (geralmente xls, podem ter outros formatos: txt, csv, etc.) pode conter diversos dados apresentados em colunas (casos mais complexos podem apresentar os dados em diversas linhas do arquivo, em tais circunstancias consulte com nosso suporte on-line). 

Se não dispõe de um arquivo com os saldos e querem utilizar um Diário Contábil para obter os saldos, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Importação de balanço desde o diário contábil 

A continuação, apresentamos exemplos de casos típicos: 

Exemplo 1:
 


Será pelo menos necessário indicar o código do número de conta e sua denominação, além do saldo da data de captura que temos escolhido (exemplo, podem ser dados interinos a setembro, o dados finais preliminares a dezembro e dados finais definitivos). 
Também em importações mensais ou trimestrais, a coluna de saldo pode ser um saldo parcial (não acumulado) desse período. Por exemplo, o saldo parcial de Janeiro, ou de Fevereiro e assim sucessivamente. 
Este exemplo é aplicável a todos os que continuam, só nos centraremos nas diferenças. 

Exemplo 2:
 


Os valores de saldo de movimento podem vir em uma só coluna, onde o sinal – atuará como discriminante entre debito/crédito ou, como este exemplo, em colunas separadas (em tal caso, os valores de débito não levam sinal -). 

Exemplo 3:


 
Do saldo final, podemos ter da abertura e o movimento acumulado anual (também vemos que podem ser mensal), a informação da que temos a mais detalhada e vai nos permitir fazer interpretações mais analíticas. 
Por exemplo, se só importamos saldos finais do ano 2012 e 2013, não podemos obter informação para o “Estado de Fluxos do Caixa”, já que nos faltará o “movimento” para certas contas e grupos de contas. 
Quando precisamos desse detalhe, nunca devemos importar o Saldo Final, o programa faz isso de forma automática. 

Exemplo 4:

 

Neste exemplo, temos uma folha com dados para os exercícios. Isso vai permitir fazer as importações de dados consecutivos: a do ano 2013, aonde só usaremos a coluna de saldo final (“Saldo anterior 2013”); e a importação de 2014, onde podemos especificar a abertura e o movimento anual debito/credito. 

Exemplo 5:
 


Neste caso vemos o primeiro arquivo de uma importação MENSAL, onde figuram as colunas de Abertura e movimento D/C de Janeiro. Em sucessivos arquivos para Fevereiro, Marco, etc… só precisamos o movimento D/C do mês. O programa vai calculado o saldo acumulado a medida que se vão incorporando mais períodos. 

Para o caso de uma importação TRIMESTRAL poderíamos optar por importar os dados parciais do trimestre nos períodos 1, 4, 7 e 10, correspondentes no primeiro mês de cada trimestre se os dados estão acumulados. 
Importante em importações pelo PERÍODO (mês, trimestre, semestre): Junto com o saldo de abertura deve importar o valor do primero período (campo MM=1) já seja um mês (Janeiro) no valor acumulado do primeiro trimestre (Janeiro, Fevereiro e Marco). 

Para importar períodos adicionais: um mês específico, um trimestre, etc. DATEV Audit, vai reconhecer que tem informação prévia e nos dará diferentes opções. Usaremos a opção 5 (ultima) da janela de Opções ao importar dados de um exercício do que já se teria importado informação previamente 

Na imagem prévia vemos um exemplo de outro arquivo onde temos o detalhe mensal de saldos para fazer uma captura pelos períodos de todo o ano. Correspondência das colunas de importação e os tipos de dados. Futuramente, em certo ponto do processo de importação os assistentes de importação vai nos permitir indicar se vamos importar só saldos finais a data que seja (interinos, preliminar, finais), ou se dispomos de dados sobre abertura e movimento. Na seguinte imagem vemos a opção de saldos. 

Com essa opção, ao chegar a identificação das colunas de dados a importar, vemos que as opções para valores são: uma coluna com saldos debito, uma com saldos creditio, ou uma coluna com saldos onde o sinal atua como discriminante D/C. 

Se escolhemos a opção para abertura e movimentos: 

Vemos que para escolher colunas temos mais alternativas: várias para o saldo de abertura de acordo a uma ou duas colunas, que o sinal separa; o movimento acumulado do exercício em uma ou duas colunas; e as opções MM que usaremos para importar pelos períodos (esse usam em importações mensais, trimestrais, etc…). 

    • Related Articles

    • Transferir documentos através de servidor de dados

      Para os casos adonde configurado um caminho de dados no servidor da empresa, esta base de dados atuará como depósito centralizado dos documentos de auditorías. Desta maneira, as revisoes feitas pelos superiores, podem ser realizadas diretamente em ...
    • Criar de um caminho de dados

      Além das pastas de dados que DATEV Audit cria por padrão, o usuário pode criar outras adicionais localmente ou bem no servidor de dados da empresa. Gerenciar os caminhos de dados pode demandar que o usuário tenha permissões de administrador. Para ...
    • Transferir documentos sem servidor de dados

      Para os casos onde o escritorio não tem um servidor de dados, existe a possibilidade de criar documentos de trabalho e vários auditores trabalhem sobre o mesmo cliente.  O auditor encarregado de criar todos os documentos em seu ordenador, devera ...
    • Excluir contas com valor nulos do processo de importação

      Alguns produtos de software de contabilidade que existem no mercado, no momento exportam o saldo, incluindo linhas totalizadoras que não precisam ser capturadas no banco de dados DATEV Audit. Por exemplo: Para esses casos, podera usar uma opção que ...
    • Fazer transferência de anexos sem servidor de dados

      Os anexos que foram vinculados a uma tarefa devem constar no registro/expediente do cliente para que os anexos sejam transferidos com o processo descrito abaixo. Os anexos que estiverem apenas vinculados a uma tarefa e não constam no Registro do ...