Importar lançamentos ao DATEV Diário

Importar lançamentos ao DATEV Diário

O modelo DATEV Diário permite ao usuário consultar uma população de lançamentos ou contas segundo uma serie de filtros. Permite também transferir estas populações para o modelo DATEV Amostragem para efetuar os testes. Além disso, serve de “ponte” entre o modelo de DATEV Amostragem e o DATEV Audit. 

NOTA: O arquivo do diário do cliente deve obedecer às seguintes características: 
  1. Coluna do numero de conta sem pontuação;
  2. Os valores negativos sem parênteses. Substituir os valores entre parênteses com o sinal negativo;
  3. Colunas obrigatórias: Numero de Conta / Código do lançamento / Data do Lançamento / Valores de Debito ou Credito / Designação da Conta
Após conferir que o arquivo do Diário do cliente complementa as condições acima, passamos à Importação do Diário. 

Encontra o modelo DATEV Diário desde o DATEV em “Ferramentas do Auditor”, como na imagem abaixo. NOTA: Deve estar no separador de “Documento”. 

 

Passo 1: Importar Diário 

Clicar no Logo DATEV no canto superior esquerdo, e selecionar “Importar Diário”. Na Janela habilitada selecionar o arquivo do cliente na seta abaixo mencionada. Os lançamentos apareceram no campo em branco mais abaixo. Clique seguinte para prosseguir. 

 

Passo 2: Limpar o Arquivo Diário do cliente 

Desmarcar as linhas irrelevantes. Usar as funções de filtros caso haja várias linhas. 


Passo 3: Selecionar as colunas a importar 

O sistema demanda algumas colunas obrigatórias. Para selecionar as colunas clicar no botão direito sobre a coluna e identificar o tipo de coluna. 

NOTA: Caso queira importar o Razão do cliente, terá que criar uma coluna adicional com um número de lançamento para importar no sistema. Além da coluna adicional o Razão deve estar em formato idêntico ao do Diário, ou seja, uma linha por lançamento, incluído todos os dados na mesma linha. 


Assim que concluir as colunas obrigatórias o botão “Seguinte” ficará habilitado. 

Caso haja algumas colunas mal selecionada deverá selecionar a coluna e clicar “não importar coluna” para habilitar novamente algumas opções. 

NOTA: As colunas de valores deverão ser selecionadas como “Valor Debito” e “Valor Crédito” e não como “Conta Débito” ou “Conta Crédito”. As opções de “Conta Débito” são para identificar o numero da conta a qual o lançamento pertence. Estas devem coincidir com as contas do Balancete. 

Passo 4: Concluir 

Para concluir deve informar se este arquivo irá substituir um Diário já existente (caso exista), ou adicionar ao existente. Deve também informar se os valores de crédito e débito não estão iguais. 
Pode importar apenas partes do Diário. Marcar as opções abaixo mencionadas de acordo com a situação. 


Passo 5: Validar o numero de lançamento de abertura
 
Para finalizar deve informar qual o lançamento que corresponde ao lançamento com valores de abertura. Caso não haja, clicar “ok” sem inserir o número da linha o qual terminam os valores de abertura. 



    • Related Articles

    • Importar balancete do diário contábil

      Este artigo se aplica aos casos em que, os dados do diário contábil da empresa auditada, estão disponíveis. Da importação do diário contábil no módulo DATEV Diário, e o uso de uma de suas funções, um arquivo de conta deve ser preparado para a ...
    • Importar balancete por períodos

      Quando trabalhamos por períodos, por exemplo por meses, TODAS as normas de contabilidade devem ser tratadas baixo a mesma consideração.  Isto significa que não podemos importar na norma de contabilidade “Provisório” saldos finais a uma data ...
    • Importar balancete na fase final

      Instruções: Executar o assistente de importação de dados contábeis usando a seguinte opção: PASSO 1: Criar (ou selecionar) o cliente e o exercício fiscal: A base contábil da materialidade, não deve ser modificada, portanto, é sugerido deixar a ...
    • Opções ao importar dados de um exercício do que já se tinha importado informação previamente

      Para explicar estas diferentes opções que oferece DATEV Audit ao detectar que desejamos importar dados de um cliente do qual já se tinha importado informação desse mesmo exercício, falaremos de certas situações concretas: Actualiza todos os ...
    • Importar balancete em fase execução ou final com mudança da Materialidade

      Vamos ver dois casos: no primeiro estamos a metade da auditoria, pelo que seja tem tido mudanças nos saldos iniciais que importamos na norma de contabilidade Direito comercial, e agora queremos actualizar esses saldos e também os dados para cálculos ...